Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Linkedin

Perfil da Companhia e Estratégia:

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia – as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 110 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Estratégia e Diferenciais Competitivos

Metodologias de gestão para alto desempenho
O foco em redução de custos e despesas e a busca pela melhoria contínua de processos para dar maior competitividade às operações da Gerdau envolvem a aplicação de metodologias de gestão com a participação ativa dos colaboradores. Nos Grupos de Soluções de Problemas (GSP), por exemplo, são constituídas equipes de três a sete integrantes que desenvolvem soluções para problemas do dia-a-dia de suas unidades. Desse modo, além de gerar ganhos para a Empresa, a iniciativa estimula o comprometimento, a criatividade e o trabalho em equipe dos profissionais da Gerdau. Os grupos são reconhecidos no Encontro Global de GSP.

As ferramentas de gestão aplicadas pela Gerdau para aperfeiçoar seus resultados incluem também o Programa Ideias, que incentiva a busca de soluções inovadoras entre
os colaboradores – individualmente ou em grupo –, além de promover o comprometimento de todos frente aos desafios da Organização. Já a Gestão com Foco no Operador (GFO) desenvolve a autonomia das equipes ao propiciar que os profissionais participem ativamente da gestão das suas células de trabalho e do controle de processos como segurança, qualidade, custos, manutenção e meio ambiente. A Gerdau também desenvolve permanentemente projetos por meio da metodologia Seis Sigma para alavancar resultados de forma rápida e consistente, alcançando metas mais desafiadoras. Além disso, desde 2012, a Empresa faz a gestão de suas operações por meio da metodologia de desdobramento do EBITDA, onde cada colaborador passa a conhecer exatamente o seu papel e a sua contribuição na busca de metas de geração de caixa operacional (EBITDA) da Empresa.

 

Programa Inovação
A Gerdau está constantemente em busca de novas oportunidades para gerar mais valor ao seu negócio por meio de soluções inovadoras em produtos, serviços, processos internos e práticas de gestão. Esse movimento é articulado globalmente pelo Programa Inovação, o qual busca desenvolver metodologias e processos específicos para reforçar e expandir a capacidade inovadora e o domínio tecnológico da Companhia. Entre as iniciativas adotadas em 2014, destacam-se programas de inovação nos diversos segmentos de atuação da Gerdau para antecipar tendências de mercado, buscando desenvolver produtos e serviços inovadores. Essas ações resultaram, por exemplo, na redução de consumo de energia e na melhoria do atendimento customizado para o segmento de aços especiais. Outra ação realizada ao longo do ano foi a implantação do programa IThink, que estimula os executivos a sugerirem ideias e soluções para desafios estratégicos da Empresa. O programa foi implementado com sucesso em algumas unidades do Brasil e contou com a participação de mais de 480 profissionais, os quais propuseram 449 ideias. Em 2015, o IThink deverá ser ampliado para outras unidades da Empresa. 

Gerdau Template

Em 2014, a Gerdau completou mais uma etapa, desta vez no Brasil, do processo de implantação de uma plataforma única e global de tecnologia da informação para ampliar a capacidade de gestão de suas operações. Desse modo, o sistema global de TI passou a estar presente em 80% da Empresa, abrangendo nove países – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai. Nos próximos dois anos, o sistema será estendido para as plantas de aços especiais da Gerdau, localizadas no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha e na Índia.

 

 

Última atualização em
Fechar