Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Linkedin

Quais são os principais acionistas da Gerdau?


 

Posição em 30/09/2016 - Gerdau S.A. e Metalúrgica Gerdau S.A., respectivamente.

Qual a diferença entre as ações GGBR e GOAU?


 

As ações GGBR referem-se à Gerdau S.A. e as ações GOAU referem-se à Metalúrgica Gerdau S.A. Na nossa estrutura de governança corporativa a Metalúrgica Gerdau é uma holding que controla a Gerdau S.A., com 45,7% de participação. A Gerdau S.A. é outra holding que controla as diversas operações de siderurgia da Gerdau. A única operação que a Metalúrgica Gerdau detém diretamente é de 28,9% de participação na Aços Villares S.A., sendo que os outros 58,4% são controlados pela Gerdau S.A.

Outro fator importante é que a Gerdau S.A. tem maior liquidez em suas ações do que a Metalúrgica Gerdau S.A. As ações preferenciais da Gerdau S.A. (GGBR4) têm uma participação de 3,5% no Ibovespa, enquanto que as ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau S.A. (GOAU4) têm uma participação de 1,0% no mesmo índice. Uma maior liquidez representa uma maior agilidade na compra e venda de ações.

Quem é a instituição depositária das ações da Gerdau?


 

As ações da Gerdau têm a forma Escritural, isto é, não há emissão de títulos representativos destas.

A Instituição depositária contratada pela Gerdau é a Itaú Corretora de Valores S.A., responsável pela manutenção dos registros de ações e cadastros dos acionistas, pela atualização e controle dos pagamentos de eventos distribuídos, e pelo exercício do direito e do recebimento de valores emitidos pelas empresas Gerdau.

É, também, de responsabilidade do Itaú enviar aos acionistas da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A. informações sobre suas posições acionárias através de avisos e extratos:

  • Extratos de Movimentação de Ações São emitidos toda vez que houver alteração na posição acionária e transferência das ações para custódia da Bolsa de Valores, assim como a saída deste sistema, por compra ou venda de ações, por subscrição ou distribuição de novas ações;
  • Avisos de Pagamento de Dividendos ou Juros sobre o Capital Próprio São remetidos toda vez que houver pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio;
  • Informações para Imposto de Renda São extratos contendo a posição do último dia do ano-base, bem como o resumo dos dividendos ou juros sobre o capital próprio pagos ou creditados durante o exercício, informando o valor de aquisição das ações nos casos de subscrição ou distribuição de ações bonificadas, para fins de ajuste do custo das ações na declaração de bens no final de cada ano.

Como acompanhar a evolução dos preços das ações da Gerdau?


 

Para acompanhar as cotações das ações da Gerdau pode-se usar os serviços disponíveis no site da Empresa (com defasagem de 15 minutos) como o ticker tape* e os gráficos disponíveis na área de Relações com Investidores.

*Painel eletrônico de divulgação das cotações disponível na parte superior do site de Relações com Investidores da Gerdau.

Como é a distribuição de dividendos da Gerdau?


 

Desde 1977 a Gerdau distribuía semestralmente dividendos mínimos de 30% sobre o lucro líquido ajustado. A partir de 31 de março de 2003, foi aprovado pelos Conselhos de Administração da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau S.A. o pagamento de dividendos trimestrais, mantendo-se a mesma base de cálculo.

A Metalúrgica Gerdau S.A e a Gerdau S.A. possuem políticas de distribuição de dividendos claras e alinhadas ao mercado, distribuindo, no mínimo, 30% do lucro líquido ajustado em cada ano, enquanto a lei vigente no Brasil exige um mínimo de 25%.

Como é feita a alteração de cadastro dos acionistas?


 

O acionista recebe regularmente as informações da posição de ações e de seus direitos pelo correio. Para isso é essencial que seja mantido o cadastro de acionista sempre atualizado na Instituição Depositária das ações - Banco Itaú S.A.

As alterações do cadastro poderão ser feitas em qualquer uma das agências do Banco Itaú, ou em suas Centrais de Atendimento aos Acionistas, mediante a apresentação da Carteira de Identidade, do CPF e um comprovante de residência.

Como participar da Assembléia Geral Ordinária?


 

A Assembléia Geral Ordinária deve ser realizada até quatro meses após o encerramento do exercício visando à aprovação das contas, à destinação do lucro, e à eleição do Conselho de Administração. Qualquer acionista pode participar, porém apenas os possuidores de ações ordinárias têm direito a voto.

Os editais de convocação de assembléias são publicados em jornais escolhidos pela Empresa e no website da Gerdau. Para receber aviso desse evento, o acionista deverá se cadastrar no serviço "E-mails de Alerta" no website da Gerdau.

Como proceder para receber informações sobre a posição acionária?


 

A posição acionária pode ser solicitada em qualquer uma das agências do Banco Depositário das ações da Gerdau, Itaú Corretora de Valores S.A.. Esta informação será fornecida exclusivamente:

  • ao próprio acionista, mediante apresentação da Carteira de Identidade e CPF; ou
  • ao procurador devidamente habilitado, com Procuração Pública, Carteira de Identidade e CPF. A inexistência de saldo de ações nos registros do Itaú pode decorrer do fato destas ações já terem sido vendidas ou transferidas para custódia das bolsas de valores/CBLC. Neste caso o acionista deve entrar em contato com o seu corretor de valores.
  • ou ainda, no caso dos acionistas da Gerdau S.A. ou Metalúrgica Gerdau, que detinham posições inferiores a mil ações e que com o grupamento de 1.000 ações em 1, aprovado pela AGE de 30/04/2003, tiveram suas posições transformadas em frações de ações.

Para maiores informações ou esclarecimentos ligue para o investfone da Itaú Corretora:

(55) 11 3003-9285 - Capitais e Regiões Metropolitanas
(55) 0800 720 9285 - Demais Regiões
(55) 0800.722.1722 - Deficiente auditivo e de fala

O que são Depositary Receipts?


 

Os ADRs (American Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas estrangeiras negociados no mercado de capitais norte-americano. É através dos ADRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas não-americanas.

A empresa emissora pode escolher entre quatro tipos diferentes de programas patrocinados de ADRs, cada um com seu próprio conjunto de exigências legais e regulamentares.

A Gerdau tem ADRs de Nível II registrados na NYSE (New York Stock Exchange), o que lhe dá maior visibilidade no mercado americano e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado.

O programa de ADR nível II requer o preenchimento de todos os registros previstos no Securities Act e o atendimento às exigências de divulgação de informações do Securities Exchange Act de 1934.

O Banco Depositário dos ADRs da Gerdau é o JP Morgan, cuja responsabilidade é a manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de ADRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece para a Gerdau informações detalhadas sobre a movimentação dos seus ADRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.

Os DRs (Depositary Receipts) são recibos de depósitos de ações de empresas negociados nos mercados de capitais. É através dos DRs que os investidores podem aplicar seus recursos em empresas estrangeiras.

A Gerdau tem DRs registrados na Bolsa de Madrid (Latibex), o que lhe dá maior visibilidade no mercado europeu e possibilita reduzir o custo de captação de recursos naquele mercado.

A Instituição Depositária dos DRs da Gerdau é o SCL (Servicio de Compensación y Liquidación Valores), e a Instituição Custodiante é a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia S.A.) os quais são responsáveis pela manutenção dos registros, a emissão/cancelamento de DRs e o pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio aos detentores desses títulos. Além disso, o Banco Depositário fornece, para a Gerdau, informações detalhadas sobre a movimentação dos seus DRs, bem como as tendências e desenvolvimentos desse mercado.

O que são agente custodiante e banco depositário?


 

O agente custodiante é a instituição no Brasil que registra as ações em nome de quem as compra e garante a propriedade das mesmas. O agente custodiante da Gerdau S.A. é a Itaú Corretora de Valores S.A.
 

O banco depositário é a instituição que emite ADRs, mantém o controle dos detentores, registra as negociações e distribui os dividendos/juros sobre o capital próprio em Dólares americanos aos titulares dos ADRs. O banco depositário dos ADRs da Gerdau S.A. é o JP Morgan.
 

Quais são os códigos de negociação das ações da Gerdau e em quais Bolsas de Valores são negociadas?


 

A Gerdau tem ações negociadas (unitariamente) na:

  • BM&Fbovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) sob os seguintes códigos de negociação
    • GGBR3 - Gerdau S.A. - ações ordinárias
    • GGBR4 - Gerdau S.A. - ações preferenciais
    • GOAU3 - Metalúrgica Gerdau S.A. - ações ordinárias
    • GOAU4 - Metalúrgica Gerdau S.A. - ações preferenciais
  • NYSE (New York Stock Exchange) sob o código
    • GGB - Gerdau S.A. - ADRs lastreados em ações preferenciais
  • LATIBEX (Segmento da Bolsa de Madrid que reúne empresas latino-americanas cotadas em Euro)
    • XGGB - DRs Depositary Receipts de ações preferenciais de emissão da Companhia na Espanha.

Quais são os direitos das ações da Gerdau?


 

Ações ordinárias têm direito a voto nas assembléias de acionistas e ao recebimento de dividendos ou juros sobre o capital próprio de, no mínimo, 30% sobre o lucro líquido ajustado de cada exercício pagos trimestralmente.

Já as ações preferenciais têm preferência (ou direito?) ao recebimento de dividendos ou juros sobre o capital próprio, pagos trimestralmente, e ao reembolso do capital, porém não têm direito de voto nas assembléias.

As ações ordinárias e preferenciais da Metalúrgica Gerdau S.A. e da Gerdau S.A. têm direito de tag along de 100%.

Os ADRs (American Depositary Receipts) possibilitam aos investidores americanos aplicar seus recursos em títulos de empresas não-americanas e oferecem os mesmos direitos econômicos e corporativos desfrutados pelos acionistas locais da Gerdau S.A.

Os DRs (Depositary Receipts) do Latibex possibilitam aos investidores europeus aplicar seus recursos em títulos de empresas estrangeiras e oferecem os mesmos direitos econômicos e corporativos desfrutados pelos acionistas locais da Gerdau S.A.

Qual a diferença entre a Bonificação em Ações e o Desdobramento de Ações?


 

Bonificação em Ações: São ações distribuídas pela Sociedade em favor dos seus acionistas, decorrentes de aumento de capital com utilização de reservas. Às ações resultantes da Bonificação pode ser atribuído um custo ou não, dependendo da origem das reservas que as originaram, conforme segue:

  • Bonificação com custo São ações emitidas em decorrência da capitalização de reserva de lucros já tributados. O acionista tem direito de receber essas ações e atribuir-lhes o seu custo, pois indiretamente está recebendo-as em troca de dividendos, os quais são isentos.
  • Bonificação sem custo São ações emitidas em decorrência da capitalização de reservas de capital. Como essas reservas não sofreram tributação, o acionista não pode atribuir o respectivo custo às ações recebidas.
  • Desdobramento de Ações Desdobramento consiste na emissão de um determinado número de ações sem que tenha havido um aumento do capital social. Tais ações são atribuídas aos acionistas da Sociedade em complemento à sua participação. Logo, desdobramento de ações é a divisão das atuais ações em uma nova quantidade sem que haja capitalização de reservas (sem aumento de capital).

 

 

Qual o procedimento para a compra e venda de ações da Gerdau?


 

Para investir em ações, o interessado deverá dirigir-se a uma corretora de valores, que terá condições de assessorá-lo e intermediar a negociação na bolsa de valores. Para obter a relação das corretoras com dados para contato, acesse o site da Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo (www.bovespa.com.br), seção CORRETORAS.

Caso esteja iniciando seus investimentos em ações, aconselhamos consultar no web site da Bovespa (www.bovespa.com.br) as diversas informações úteis aos investidores iniciantes, incluindo cursos on-line, que lhe ajudarão a se familiarizar com o mercado de ações.

Para decidir qual o melhor momento para a compra ou venda de ações, aconselhamos procurar os analistas de investimento das corretoras de valores. Estes profissionais costumam analisar os fundamentos econômicos das empresas, as condições macroeconômicas nacionais e internacionais e ainda os fatores que podem influenciar os resultados das empresas. Com base nesta análise, são capazes de emitir sua opinião a respeito do melhor momento para comprar ou vender ações.

O web site da Gerdau (www.gerdau.com/investidores) também possui ferramentas que poderão auxiliá-lo, tais como Histórico de Cotações, Indicadores Fundamentalistas e Simulador de Investimento, entre outras.

Lembramos, ainda, que ações são consideradas investimento de risco, ou de renda variável, podendo ocorrer perdas ou ganhos em diferentes graus, dependendo da variação dos preços das ações adquiridas. Por isso, não é um investimento indicado para pessoas com perfil de risco conservador, ou seja, avessas a correr riscos.

As ações podem ficar registradas:

  • Na corretora em que foram compradas, a qual assume toda a responsabilidade pelo pagamento de Dividendos/Juros sobre o Capital Próprio e pelas informações necessárias para a declaração do Imposto de Renda bem como dos eventos ocorridos ou;
  • No sistema de ações escriturais do Banco Itaú, responsável pelo envio das informações sem nenhum custo mensal. Neste caso, o acionista terá a vantagem do crédito automático dos dividendos em sua conta corrente, no banco e agência que escolher.

Em que países a Gerdau atua?


 

A Gerdau atua em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Índia, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

 

Última atualização em
Fechar